Tamaracá – Paris | FRAN

O grupo de percussão Tamaraca Paris foi fundado em agosto de 2010 por Celso Soares, percussionista mineiro, e Ana-Maria Constantinescu, diretora da atual Associação Patakori, como fruto de um cíclo de oficinas de maracatu de baque virado, manifestação  popular do Estado de Pernambuco. A criação do grupo concretizou o projeto de um intercâmbio cultural entre o público francês, o grupo mineiro Trovão das Minas e o Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife. 

O grupo Tamaraca procura se aproximar ao máximo da sonoridade do  Maracatu Nação,  levando porém adiante um trabalho próprio de pesquisa e experimentação  musical. Os ensaios e oficinas occorem em Paris, no Studio Bleu, estúdio musical de renome internacional. Sendo os ensaios localizados no centro de  Paris, Tamaraca mantem uma forte ligação com a vida cultural do bairro  e interação com os moradores.  O grupo  participa dos eventos culturais e desfiles de rua nos bairros centrais de Paris em formato de bloco, como também se apresenta com regularidade em formato de palco.

Tamaraca se apresentou em diversos festivais internacionais, como o Lavage de la Madeleine (Paris, 2011 e 2012), o Carnaval de Notting Hill (Londres, 2010 e 2011), o Encontro Europeu  de Maracatu (Colônia, Alemanha, 2012).

Tocou em numerosos eventos da região parisiense, como: Carnaval du 2ème Arrondissement de Paris (2011), Carnaval du 12ème Arrondissement de Paris (2012), Fête la Ville de Longny au Perche (2011), Carnaval de Bonneuil (2012) e Vitry-sur-Seine (2012) junto com o grupo Tambores Nagô, Carnaval  de Bagnolet (2012), Fête du Quartier du 10ème arrondissement de Paris (2012),  Fête du Quartier du 20ème arrondissement de Paris (2012), Marathon de la Ville de Fontainebleau(2012).

Também se apresentou em casas de show reconhecidas no cenário parisiense como o Favela Chic, o Cabaret Sauvage, o Petit Bain, o Le Damel, o Café des Sports e o Fleurus.

Dividiu o palco com artistas brasileiros de renome internacional como a Orquestra Voadora (Rio de Janeiro, RJ), Mariella Santiago (Rio de Janeiro, RJ) e André Sampaio, do grupo Ponto de Equilíbrio (Rio de Janeiro, RJ).

Direção Musical– O coordenador musical e fundador do grupo, Celso Soares,  é intergrante do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife  com o qual desfila todo ano no carnaval desde 1999. Ele é um dos coordenadores musical do grupo Trovão das Minas, no qual desenvolve uma rica pesquisa sobre a cultura popular brasileira, principalmente voltada para o Maracatu de Baque Virado. Músico multi-instrumentista e elcéctico, se apresentou em festivais nacionais e internacionais como: Lavage de la Madaleine (FR), Nothing Hill Carnival (UK), Fiesta de la  Mercé (ES), Savassi Jazz Festival (MG), Jungle Sound Festival (MG), Stone Lake (MG). Dividiu o placo, entre outros, com Naná Vasconcelos, Milton Nascimento, Marina Machado,Buguinha Dub (Nação Zumbi), B Negão,Renegado,Mestre Walter, Eder Rocha, Daniela Ramos. Acompanhou o tour européu do Mestre Walter Ferreira de França do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife em 2011 e 2012.

A Association PatakoriDesde a sua criação, o grupo Tamaraca tem como estrutura administrativa a Association Patakori, fundada em 2010 sob o nome « Toda Naçao Paris ». A associação tem como objetivo a divulgação da cultura popular brasileira na França e na Europa, com ênfase no maracatu de baque virado. Conta com o apoio da Maison des Associations du 2ème arrondissement, orgão da prefeitura de Paris, criado para incentivar as atividades e iniciativas associativas. Também tem parceria com diversas outras associações que atuam no setor cultural em Paris, como a Association culturelle Cuenda e a Association Worldmusic Productions.

Dentro do projeto de intercâmbio cultural, a Association Patakori e o grupo Tamaraca continuam organizando oficinas regularesde maracatu de baque virado semanais para ensinar os cinco instrumentos de percussão do maracatu de baque virado, como também o canto e os fundamentos desta cultura tradicional.

Também produziram oficinas extraordinárias com Mestres da cultura popular pernambucana, como Mestre Walter Ferreira de França, mestre do Maracatu  Nação Estrela Brilhante de Recife, Mestre Afonso do Maracatu Nação Leão Coroado, Mestre Gilmar do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu e Mestre Arlindo do Maracatu Nação Cambinda Africano.  Outros  professores reconhecidos no Brasil e na Europa foram convidados para ministrar oficinas: Francisco Luna da Rocha, regente de Rio Maracatu (Rio de Janeiro, RJ), Jabu Morales, regente do Baque Mandacaru (Barcelona, Espanha), Aline Morales, regente do Baque de Bamba (Toronto, Canadá) e Raquel Coutinho(MG),Ana Luiza Braga(MG) e Daniela Ramos(MG)

TAMARACA  PARIS
Association Patakori
N° W 751204502
N° SIRET: 750 616 518 00015
23, rue Greneta, 75002 Paris
maracatutamaraca.blogspot.com
[email protected]
+33661971533

 

Adicionar o link permanente aos favoritos.

Deixe uma resposta