O Rio Maracatu é um grupo fundado em 1997 no Rio de Janeiro, nascido da união de músicos pernambucanos e cariocas para resgatar e valorizar uma parte importante da nossa rica cultura musical. A partir do Maracatu de Baque Virado, tradição da cidade do Recife, o grupo desenvolve um trabalho de pesquisa e execução de ritmos, cantos e danças tradicionais brasileiras, como a Ciranda, o Côco e o Ijexá, além do Maracatu.
O Rio Maracatu é um eixo ativo do amplo movimento de retomada e renovação do Carnaval de Rua Carioca, tendo como parceiros naturais de trabalho grupos como Jongo da Serrinha, Cordão do Boitatá, Céu na Terra, Monobloco, entre outros. Hoje, graças a esse movimento, o Rio de Janeiro reconquistou uma tradição que estava se perdendo.
Breve Histórico
Desde 1998 o grupo realiza shows, oficinas e cortejos. Nesses 15 anos, podemos destacar participações em shows de artistas consagrados, apresentações em lonas culturais e em vários eventos em comunidades da Zona Oeste e Baixada Fluminense, com destaque para o projeto “Ciranda de Espetáculos”, em escolas municipais do Rio de Janeiro, em 2003.
No ano de 2007, gravou seu primeiro CD, que foi premiado como melhor disco de música regional. Participou de festivais importantes, como o Festival África Brasil, no CCBB (2006), 1° e 2° Festivais Afro-Brasileiros, realizados pelo SESC-Rio (2007 e 2008), e 2° Fest Afro-Colombiano, em Medellín, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janerio, em 2009.
Além disso, o grupo mantém oficinas periódicas de percussão e dança desde 2001 na Fundição Progresso, onde há 03 anos participa do projeto educativo para alunos da rede pública de ensino (NEC). O grupo já ministrou cursos e worshops pelo Brasil e no exterior.
O Bloco Rio Maracatu já realizou diversos cortejos em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo o principal deles o desfile na orla de Ipanema na terça-feira de Carnaval, atraindo um grande público de todas as idades num clima alegre e contagiante. Por não ter tido, até hoje, nenhum registro negativo durante o cortejo, é considerado pelas autoridades e opinião pública um ”Bloco Família”.
Hoje, o Rio Maracatu é um grupo bem conhecido dos cariocas e estabelece um intenso intercâmbio com os mais importantes mestres de Maracatu do Recife. Nascido no Rio de Janeiro, o grupo não aspira a tentar igualar-se às grandes Nações de Maracatu do Recife, mas a ativar e estimular intercâmbios entre essas duas culturas, a pernambucana e a carioca.
A S O F I C I N A S
Como fruto do trabalho de pesquisa, do aprendizado com grandes mestres de Maracatu do Recife – como o mestre Afonso Aguiar do Maracatu Nação Leão Coroado, mestre Shacon Viana do Maracatu Nação Porto Rico, e mestre Walter França do Maracatu Nação Estrela Brilhante – e da experiência de palcos e desfiles, o grupo passou a ministrar oficinas onde jovens e adultos aprendem as origens, ritmos, danças e cantos de Maracatu, Coco e Afoxé. Desde a criação das oficinas o Rio Maracatu tem se deparado com um crescente interesse de toda uma geração de jovens em relação à nossas tradições musicais. O grupo Rio Maracatu possui, hoje, mais de dez anos de experiência pedagógica e cerca de 50 alunos em suas oficinas, de crianças e jovens até adultos e idosos.
As oficinas permanentes são realizadas na Fundição Progresso, na Lapa – RJ, mas o grupo já realizou oficinas e workshops em locais como a Sala Sidney Miller-Funarte, o SESC, o espaço Maracatu Brasil, aniversário de 500 anos da cidade de Caravelas-BA, SESC na orla de Copacabana, sempre com grande interesse por parte dos alunos. Desde 2008 o grupo vem realizando oficinas para alunos das escolas estatuais e municipais da Lapa e Santa Teresa, com parceria da Fundição Progresso e a Eletrobras. Em 2009 o grupo viajou para a Colômbia para dar aulas para comunidades em Medelín e nesse mesmo ano e em 2010 e 2011 dois professores viajaram pela Europa (França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha e Suécia) para dar aulas. Todos os professores sabem falar Inglês, espanhol e Francês.
O BLOCO:
União do grupo com os alunos de percussão e dança formados nas suas oficinas. Sua formação pode variar de acordo com os eventos.
Contatos:
Para orçamentos das oficinas e ou apresentações, favor entrar em contato com a gente, pois eles variam de acordo com os interesses dos contratantes.
Leo Araripe – (55) (21) 30795529 / 97795529 | email: [email protected]
BLOG: www.riomaracatu.blogspot.com.br