Maracatu Nação de Oxalá – Recife | PE

O Maracatu Nação de Oxalá realiza atividades desde agosto de 2001, tendo sido batizado em 02 de fevereiro de 2002, na frente da Igreja de São Francisco, no Coque. O grupo foi formado a partir de atividades do Centro de Cultura da Escola Municipal Novo Mangue, percussor do Programa Escola Aberta, envolvendo crianças, adolescentes e jovens pais e mães de quatro escolas das comunidades do Coque, Joana Bezerra, Realeza e Afogados, entre 5 e 23 anos. Os principais objetivos do grupo são o desenvolvimento da auto-estima das crianças, a valorização dos elementos culturais de formação de nossa identidade e o desenvolvimento de uma cultura de paz nas escolas e na comunidade.

O repertório executado nas apresentações é composto por toadas de autoria das próprias crianças e outras de domínio público de maracatus tradicionais da cidade do Recife, além de afoxés, cocos e ciranda. Durante sua existência, o Maracatu Nação de Oxalá vem realizando apresentações em diversos eventos, a exemplo dos Tamborzinhos Silenciosos, no Pátio do Terço,entre 2002 e 2012, Rock no Coque, Pólos de Carnaval do Coque e Brasília Teimosa, Festival de Cultura de Tracunhaém, Concurso de Toadas de Maracatu do CEPOMA, Festa do Caranguejo Uçá e Brexó Cultural , na Ilha de Deus, I e II Encontro de Maracatus da Zona Norte Festival da Juventude da PCR, Feiras de Conhecimentos da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife, Exposição da Casa de Xambá no Pátio de São Pedro, Mercado Multicultural da Prefeitura do Recife, além de diversas atividades de educação ambiental e cultura promovidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife. Em 2007 o Nação de Oxalá participou da Semana da Educação de Guarulhos, realizando apresentações solo, em conjunto com o Coral Educanção e Orquestra Pimentinhas, além de oficinas para músicos locais.

O Maracatu realizou a gravação de uma faixa  do CD “Derrubando Muros Invisíveis”, produzido pelo Programa Multicultural da Prefeitura da Cidade do Recife e uma outra faixa no CD “Africa- Raízes Sonoras da terra Brasil”. Em 2011, foi realizada a etapa de pré-produção do primeiro CD com o repertório apresentado pelo Nação de Oxalá.

Desde 2008, o Nação de Oxalá realiza programa de intercâmbio com a Associação Toda Nação – Bordeaux e Paris, em conjunto com as Escolas Somme e Fracin, de Bordeaux-FR.

Atualmente, o Maracatu está sendo registrado legalmente como Associação Cultural Nação de Oxalá, que além das atividades artísticas, realiza oficinas de foto e vídeo, costura e confecção de instrumentos.

Telefones para contato:

Marcelo Tompson  – 81 92020234- 81 32681548

[email protected]

Links do Youtube:

http://youtu.be/wW8wdbzryMk

http://youtu.be/GDj1FdaGng4

http://youtu.be/fauOmLOVJUo

http://youtu.be/YHAKl3IVrFw

Adicionar o link permanente aos favoritos.