O Maracatu Baque da mata surgiu de forma despretensiosa entre amigos percussionistas que em um determinado momento, achou necessário se reunirem para batucar, fazer música e dançar, particularmente o maracatu. A priori seus componentes percussionistas apaixonados por este ritmo e mergulhados em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de recife, logo se fez a necessidade de oficina p/ a melhor aplicação e desenvolvimento musical de novos componentes que chegam a cada dia. Nossa proposta é formar “batuqueiros”, não em sua forma pejorativa, mas sim no sentido de criar músicos percursionistas e dançarinos compromissados em estudar e levar com amor, alegria e responsabilidade este movimento consciente de sua real missão, divulgar com cunho social e ecológico esta parte tão rica de nossa cultura, em forma de oficinas, apresentações, cortejos, ensaios abertos, feiras sustentáveis e muita música pela cidade afora.
Maurilio Pires Batista – [email protected] – 21 79246644
http://maracatubaquedamata.blogspot.com.br/
Sou professora de uma escola municipal em Nova Iguaçu, estamos planejando uma ação a ser apresentada na Conferência do Meio Ambiente em Tinguá. Tivemos a ideia de mobilizar as crianças.e os responsáveis em um mutirão. Vocês poderiam nos auxiliar? Já que o trabalho de vocês é difundir a culltura local aliando a arte às questões sociais e ambientais da região?
Bom dia Olivia!
Nós da Equipe do Encontros, organizamos o evento para agregar grupos e Nações. Não temos nenhum grupo específico que promove outros tipos de ações. Você pode entrar em contato com os grupos de Maracatu do RJ para tentar alguma parceria. Abraços
Com toda humildade, estamos honrados em compor e também representar esta cultura tão maravilhosa que pertence ao grande país que é o nosso!!!
maximo respeito atodos os batuqueiros do baque da mata me sim honrado de fazer parte desse grupo
Eu fico muito feliz com a direção desse vento. Ainda são poucos os que foram contemplados com o nosso trabalho e “batuque”, este ritmo do maracatu de baque virado tão maravilhoso. Mas são tempos bons que necessitam do ecoar dos nossos tambores. Esse é o nosso tempo, nossa missão e razão. Viva o Maracatu!!!
Curti!