O grupo de Pesquisa de Cultura Rítmica “Capivara” formado em Blumenau desde 2007 desenvolve o estudo percussivo e de dança, investigando as principais nações pernambucanas, seus ritmos e loas, com suas diferentes características tradicionais e contemporâneas. Neste aspecto, encontram-se as ramificações rítmicas precursoras e desencadeantes, como por exemplo, o côco de roda, o afoxé, o manguebeat, etc.
Participam do grupo músicos profissionais e estudantes em formação, professores de arte e pesquisadores de cultura rítmica. Sua atual formação compõe um conselho que procura viabilizar a arte sem fronteiras em atenção às manifestações populares, sempre dinamizadas com gratuidade, no intuito de fazer chegar, sem distinção, a arte a todos, conectando a música a uma nova consciência de pluralidade cultural.
O principal parâmetro social consiste em atribuir oficinas àqueles que procuram o grupo, repassando um pouco da dinâmica das nações pernambucanas,apresentando vídeos, divulgando a história dos maracatus, instruindo sobre a confecção dos instrumentos, ensinando os passos da dança e finalmente vivenciando a aula prática experimental com cada um dos instrumentos.
Atualmente os ensaios do Capivara são promovidos semanalmente na “prainha”, além de manter uma relação com outros grupos similares em Itajaí, Florianópolis e Joinville, através de encontros de batuqueiros que acontecem em médias a cada seis meses. Participaram da formação deste Grupo em média 15 pessoas, sob a coordenação do percussionista Alessandro Gonçalves, o Leco.
Atualmente, ele é composto por 25 pessoas com atuações significativas.
Vale considerar a agregação de intercambistas que se apropriaram desta elaboração rítmica a partir do momento da realização dos ensaios.
Grupo Capivara de Maracatu
Contatos:
Leonardo Crus – [47] 9205-2694
Ronaldo Rodrigues – [47] 9604-1828